Compostagem

Há um bom tempo eu tinha vontade de separar alguns recipientes para fazer compostagem, reaproveitar o lixo orgânico que resta dos alimentos daqui de casa, folhagens, cascas etc, e também das folhas secas das árvores e plantas que temos para transformá-los em adubo. Ocorreu que lembrei que no fundo do quintal aqui de casa há um espaço retangular, que anteriormente só servia mesmo para a nossa cadela, Pérola, brincar. Enfim. Separei metade dessa área para plantar uma goiabeira, uma laranjeira e um pé de uva, pois aqui tem feito um calor escaldante e nossa Pérola vem sofrendo muito com isso. O objetivo, a princípio, foi separar um espaço para novas plantas, uma mini-horta, mas também tentar a longo prazo transformar numa área mais fria. Como dizia a minha avó, acabou que de "um giro fiz um girau". Excelente intenção que acabou gerando um outro resultado, que cito no início desse texto, com meus pés de mamão, uva, pimentão e chuchu, acabei por criar o hábito de depositar nesse pedacinho de terreno as cascas de frutas, hortaliças, verduras e também as folhas das árvores daqui de casa, parte delas para ser mais sincero. Resultado: há quase dois meses de existência, quando fui plantar outras coisas lá, quando abri o solo percebi que eu estava, sem nenhuma intenção, criando um adubo riquíssimo, sabe aquele cheiro de terra bem rica em nutrientes, que chega a ficar escurinha? Eis que hoje tenho terra super nutrida que posso utilizá-la nas plantas que cultivo em vasos. E, gente, o espaço é de uns três metros quadrados. Valeu muito à pena. Uma coisa importante, logo que colocar no espaço as cascas, cubra-as com folhagens secas e terra para que não atraia moscas e mosquitos. Logo que eu atualizar esse post colocarei uma foto da terra. Até breve!

Comentários